A Religião Helênica

       A Religião clássica Grega prestava culto aos Deuses Olimpianos liderados por Zeus. Filho caçula de Cronos, que após libertar seus irmãos da barriga de seu pai que devorava todos ao nascer, herda o trono e seu reinado. Os cultos eram através de festivais, libações principalmente aos Deuses padroeiros das cidades. Templos eram erguidos em honra a esses Deuses com estátuas as vezes de vários Deuses dando ênfase ao padroeiro.

       A expansão Grega pela ponta da espada do Rei Macedônio Alexandre o Grande levou às novas terras não só um povo em crescente expansão, mas graças a paixão nacionalista do vitorioso discípulo de Aristóteles a cultura e religião Helênica também se expandem agregando traços a cada vitória e construindo os registros que temos hoje.

       A religião Helênica cresceu em abrangência e essência não só durante a guerra, mas, durante todo o período Helênico, que é compreendido pelo período da história da Grécia  entre 323 antes da era comum (morte de Alexandre o Grande) à 146 antes da era comum (anexação da península grega por Roma). Atualmente no cenário do paganismo mundial goza de um amplo leque de deidades Olimpianas, Ctônicas, deidades menores e semi Deuses, cultuados de diversas formas por diferentes grupos e vertentes pagãs.

       Dentre esses grupos e vertentes do paganismo atual o reconstrucionismo para nós se destaca por ser o mais próximo do nosso ideal que é a busca a partir de fontes históricas e culturais para a reconstrução, na sociedade atual, de práticas e cultos que eram realizados por determinados povos desde a antiguidade. No nosso caso baseando, nossos esforços para a reconstrução do Helenismo, segundo nossas possibilidades atuais.

WHATSAPP

W: (21) 98976-8262

  • Google+ - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle

Faça parte de nossa lista VIP

LIGUE

T: (21) 3972-7655

Rio de Janeiro, RJ, Brasil