Como Funciona o Universo da Aromaterapia e Cosmetologia Vegana

March 14, 2019

       A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática é uma excelente terapia complementar, e uma ótima opção para promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo.

 

       Apesar de serem usados produtos naturais, é importante que a aromaterapia seja orientada por um naturopata ou outro profissional especializado, para saber qual o melhor óleo essencial a utilizar em cada caso, e como desenvolver misturas que funcionem, pois muita coisa deve ser levado em conta para formular um cosmético, não somente a função de cada ingrediente. Nesse artigo apresentarei essas considerações.

 

       A nossa pele é um órgão em constante mudança. Possui 3 camadas principais e diversas subcamadas:

 

Epiderme: A epiderme é a camada exterior que nos protege das toxinas, bactérias e perda de líquidos, composta de cinco sub-camadas.

 

Derme: Essa camada é responsável pela nutrição e apoio. Aqui encontram-se glândulas sebáceas, sudoríparas, vasos sanguíneos e linfáticos. Essa camada é composta de duas sub-camadas.

 

Hipoderme: É a nossa reserva energética que age como isolante térmico, e ainda nos protege de impactos e define a forma do corpo, é formado por adipócitos, fibras de colágeno e vasos sanguíneos.

 

 

O que são Óleos Essenciais?

 

       Óleos essenciais são os queridinhos da cosmética vegana porque são lipossolúveis e de baixo peso molecular. Mas, o que isso significa?

 

       Significa que eles são absorvidos facilmente não só pela epiderme, mas também pela derme e assim chegam ao sistema sanguíneo e percorrem todo o nosso organismo. Por isso os óleos essenciais usados na loção facial não ficarão apenas na face e os do condicionador apenas no cabelo, ambos percorrerão todo o seu organismo.

 

       Ou seja, a vida pode ser mais fácil e tranquila com o auxílio dos óleos essenciais.

 

       Você sofre muito de constipação? Dificuldade de ir ao banheiro todos os dias? Isso significa que você pode estar tendo dificuldade para perdoar determinada situação... Pode estar presa ao passado.

 

       O intestino grosso, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é um órgão que nos ensina à desapegar daquilo que não serve mais, desapegar do resto. Então, se eu não consigo ir ao banheiro, se eu não consigo liberar o que não serve mais, será que eu sou apegada àquilo que não me serve mais no meu dia-a-dia? E isso está somatizando no meu intestino grosso?

 

       Ao usar um produto que leve em sua fórmula um óleo essencial que promova o desapego, ele irá auxiliar também com a constipação, resultando em um efeito físico e emocional. Além disso, esse mesmo óleo também pode diminuir a tristeza e a melancolia.

 

       Somos constituídos de Chakras, que são centros de energia distribuídos por todo o nosso corpo, de acordo com a medicina indiana. O segundo Chakra está relacionado com a nossa libido, nosso prazer na vida, prazer por tudo, e não só sexual. Quando o segundo Chakra está baixo, desequilibrado, vem o desânimo, vem a tristeza, pode surgir a letargia ou até mesmo a depressão.

 

       Se eu pego esse produto para desapego, e passo 3 dedos em baixo do umbigo, por exemplo, de alguma forma eu to levando alegria para a minha barriga que tem constipação, mas também tem tristeza.

 

       Podemos concluir que a maior vantagem de aderir à esse estilo de vida é a enorme lista de benefícios que um único produto promoverá em sua vida, executando não somente os efeitos físicos e estéticos, livres de ingredientes nocivos e enriquecidos com nutrientes, mas também te tornando uma pessoa mais equilibrada e feliz.

 

 

 O Armazenamento Correto é Muito Importante

 

        Não adianta de nada armazenar um produto vegetal em plástico, ou mesmo preparar um produto caseiro e vegano em um recipiente de plástico. Pois o plástico libera resíduos do próprio plástico no cosmético.

 

       Não só o material da embalagem é importante, não deixar os óleos em contato com a luz também é importante para que não deteriorem.

 

       O vidro é a preferência. No entanto, em alguns casos o plástico é viável. O que quero te mostrar aqui é que há um estudo profundo por trás disso, que se refere ao armazenamento responsável, antes de ir para um plástico, levando em consideração o uso do produto e a conservação do mesmo nessa embalagem.

 

O caso do óleo de coco

 

       Houve um tempo em que o óleo vegetal de coco tornou-se um popular milagreiro para o cabelo. E pudemos encontrar na internet diversas pessoas que testaram e tiveram bons resultados, e outras várias que desaprovaram a "lenda do óleo de coco".

 

Por que isso aconteceu?

 

       Aposto com você que as pessoas que o desaprovaram compraram um produto armazenado em plástico transparente e exposto à iluminação por tanto tempo que o óleo vegetal se deteriorou e perdeu todo o seu "efeito milagroso", tornando-se apenas oleoso sem os seus nutrientes.

 

       Falando em nutrientes, vale observar, que os óleos essenciais são estonteantemente melhores, pois são mais nutritivos do que os óleos vegetais, devido ao único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural, que é a prensagem à frio.

 

Continue lendo sobre o Incrível Universo da Aromaterapia e Cosmetologia Natural e seus efeitos emocionais e vibracionais