O Guia da Saúde Perfeita: Os 10 Mandamentos da Saúde

Atualizado: há 4 dias


Alimentação apropriada, exercício vigoroso metódico e regular, uso apropriado da água e da luz solar, abstinência de coisas nocivas, técnicas de correta respiração, descanso do corpo e da mente e confiança no poderoso amor de Deus. Eis aqui os verdadeiro remédios. Se a isto, acrescentamos o valor terapêutico das plantas medicinais, do carvão e da argila, contamos então com um poderoso arsenal de recursos, para solucionar qualquer problema de saúde.

Nutrition

Exercise

Water

Sunlight

Temperance

Air

Rest

Trust

Na Califórnia, os seguidores deste regime de vida saudável conseguiram aumentar em seis anos sua expectativa de vida. Isto parece muito simplista numa época caracterizada pela sofisticação e pela tecnologia de ponta. No decorrer dos capítulos, o leitor verá que há muitas provas científicas da veracidade das nossas palavras. Falarei um pouco sobre cada um dos Dez Mandamentos da Saúde.

1. Alimentação apropriada

Significa comer no máximo três vezes por dia com abundância de frutas, cereais integrais, verduras e hortaliças em geral, mastigando muitas vezes, não beliscando entre as refeições, evitando ao máximo o uso de produtos industrializados (enlatados, engarrafados, principalmente açúcar) e diminuindo notoriamente o consumo de produtos de origem animal (sobretudo os produtos curados [frios], o porco e seus derivados).


Alguns alimentos protegem o corpo de uma série de doenças como câncer, catarata, artrite, osteoporose, anemia e entre outras. Fortalece os ossos, enriquece o cérebro, progride a imunidade e energiza o corpo. Confira abaixo alguns alimentos essenciais para a saúde:


Fonte: http://belezaesaude.com/alimentos-prevencao-cancer/

2. Exercício físico

Traz enormes resultados positivos para a saúde de doentes e sadios. Existem numerosas provas científicas do bem que faz o exercício quando ele é feito de forma moderada, metódica e regular. Tudo isto porque na natureza o movimento é a vida; a cessação do movimento é a morte. Duvida?!


Há diversas formas de se exercitar, você pode praticar um esporte, um estilo de dança, arte marcial ou até mesmo uma simples caminhada com o cachorro pela vizinhança. Deve ser praticado no mínimo duas ou três vezes por semana.


Essa pequena mudança ajudará não somente a controlar o peso, mas também diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, diabetes, aumenta a resistência muscular, aumenta as taxas do bom colesterol, previne dores corporais e fadiga.


Importante: Antes de praticar qualquer atividade física você deve aquecer o seu corpo, para evitar lesões musculares.


Além de aquecer antes de começar, lembre-se também de sempre se alongar depois de praticar atividades físicas. Ao se alongar, não se deve fazer muito esforço, basta manter-se na posição por no mínimo 1 minuto e se concentrar na sua respiração.


O alongamento corrige a postura, massageia os órgãos internos, alivia dores musculares, relaxa o corpo, reduz o risco de lesões musculares, fortalece os músculos e torna o corpo mais flexível. Confira abaixo uma série de alongamentos que podem ser executados no conforto de sua casa:

3. Água por dentro e por fora

Já que o elemento que mais existe em nosso corpo é a água, ela tem uma importância muito grande. Devemos beber aproximadamente de dois a três litros e meio de água, para restituir a que se perde nas atividades do dia a dia. Por outro lado, sabiamente aplicados, os recursos da hidroterapia (compressas, fomentos e banhos com propósito medicinais) são um valioso auxílio no tratamento de diferentes doenças.


A água regula a temperatura do corpo, impõe uma boa absorção dos nutrientes em sua comida, facilita a digestão, melhora a circulação sanguínea e previne pedras nos rins, além de ser uma fonte rica de beleza, especialmente para sua pele!


Evite apenas a ingestão de líquidos junto com alimentos, beba água no máximo meia hora antes de bater o rango.

4. A luz e o calor do Sol

Exercem uma influência pouco reconhecida porém inestimável, para a higiene e o bem-estar geral de todos os seres vivos. A luz do Sol é um dos maiores bactericidas que existem. Quando a luz do Sol bate na retina do olho, o cérebro humano libera uma substância maravilhosa chamada SEROTONINA que é um dos melhores calmantes que existem. Só por esses motivos deveríamos apreciar melhor a luz e o calor do Sol.


O que acha de sair mais para se divertir? Parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas esquecem-se de se divertir. Permita-se fazer coisas que lhe dê prazer e busque pela sua felicidade.


Divertir-se reduz o estresse, concebe novas expectativas, transmite inspiração, motivação, vontade de viver, levanta sua autoestima e auxilia no equilíbrio emocional.

5. Temperança ou domínio próprio

É a virtude que nos afasta dos vícios que tantos danos têm trazido aos indivíduos, famílias e sociedade como um todo. Para gozarmos de boa saúde, e para recuperá-la, quando perdida, devemos abandonar o uso de qualquer droga, incluindo café, álcool, cigarros, e tomar muito cuidado com os derivados do guaraná e cacau.


Se você leva uma vida saudável, ingerir comidas bem gordurosas e açucaradas de vez em quando se torna praticamente inofensivo. E até mesmo aquelas comidas cheias de composição química (que fazem muito mal), como refrigerante, fast-foods, salgadinhos, etc... Podem ser degustadas sem prejudicar a saúde - quando não for em excesso, claro!


Tudo em excesso faz mal. Então essa dica se aplica a tudo em sua vida, desde comer muito ou fazer exercícios físicos demais, até trabalhar e se preocupar excessivamente. Busque pelo equilíbrio em tudo o que faz.


Além disso, costas eretas sempre! Ao se sentar, se deitar ou limpar a casa. Por isso, vigie a sua coluna. E opte por se ajoelhar quando quiser alcançar uma região inferior (o armário de baixo, por exemplo), ao invés da infeliz arriada.


A postura correta facilita a respiração, sobrecarrega menos os músculos, previne dores e deformações na coluna, favorece a disposição física e beneficia a produtividade efetiva.

6. Ar Puro

Sendo o oxigênio o principal alimento das células, muito bom seria se aprendêssemos as técnicas corretas de respiração diafragmática. Quem ama sua saúde e o bem-estar de sua família deveria adquirir um bom hábito do exercício físico e ainda, fazer planos, para que, junto aos familiares, periodicamente descansassem e desfrutassem das benesses do contato com natureza, aproveitando para respirar o ar puro de praias, campos e montanhas.


Um exercício que pode facilitar o processo é contar até três mentalmente durante a inspiração, manter o ar nos pulmões por três segundos, e depois soltá-lo, também contando até três. Posteriormente, seus pulmões irão se acostumar com o ritmo respiratório tornando o movimento habitual.


O oxigênio é essencial para o cérebro, mas também estimula a circulação sanguínea, diminui irritabilidade, compõe um bom funcionamento do sistema nervoso, induz sensação de bem-estar, harmonia, promove esclarecimento mental e oxigena todos os órgãos para garantir o funcionamento do seu corpo.

7. Repouso

É vital na recuperação das forças. É tão importante quanto o exercício no referente à um organismo revigorado. Milhões de pessoas, porém, sofrem dos chamados distúrbios do sono. Existem fatoras fisiológicos assim como psicológicos e sociais (até espirituais) a serem considerados pela pessoa que queira sair do pesadelo da insônia e passar para o paraíso do sono profundo e reparador.


O período de sono é formado por ciclos de 90 minutos. Acordar no meio de um ciclo lhe impedirá de recordar seus sonhos e interromperá seu processo normal de sono. Logo, a quantidade ideal para a noite perfeita é de 7h30 por dia.


Uma boa noite de sono fortalece a memória, previne depressão, favorece o desempenho físico e mental, previne a obesidade, rejuvenesce a pele, mantém seu coração saudável, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor.


Obs: Lembre-se de manter a postura enquanto dorme.

8. Confiança no poder de Deus

Existem provas científicas da eficácia da fé em Deus como fator a ser considerado na hora de resolver as crises graves na saúde física e emocional do ser humano. A certeza de ser amado faz "milagres". A segurança advinda da certeza de que se é parte de um sistema organizado e beneficente produz uma PAZ DE ESPÍRITO que somente os que a experimentam podem testemunhar do seu poder recuperador.

9. Fitoterapia

O conhecimento e a sábia aplicação dos benefícios que existem nas plantas medicinais é uma bênção que poucos estão sabendo aproveitar. Ainda muitos dos remédios que se vendem em farmácias tiram das plantas os seus princípios ativos, e muitos outros que contêm fórmulas sintéticas são apenas intentos de imitações grosseiras da natureza. O princípio ativo das drogas, isolado do seu contexto natural, na maioria das vezes, produz os chamados "efeitos colaterais". Nas infusões das plantas medicinais, o chamado princípio ativo vem acompanhado de todos os outros elementos que a NATUREZA providenciou.

10. Geoterapia

No uso das argilas medicinais, em forma de cataplasmas, existe uma ajuda ímpar para eliminar uma série de mal-estares. Tanto a argila quanto o carvão, pela sua micro porosidade, têm a propriedade de absorver substâncias tóxicas e venenosas. Por esta razão, podem ser empregados com eficácia sem igual, em forma de cataplasma, nos casos de tumores, dores reumáticas e articulares, picadas venenosas, inflamações de toda espécie; nas dores dos olhos, ouvidos, garganta, estômago, coluna, etc.

Este artigo foi retirado do livro Medicina Natural - O Guia da Saúde Perfeita Prof. Juan Alfonso Wepez.

consulte a especialista e comece agora mesmo à vivenciar as maravilhas que só a natureza pode te proporcionar!

23 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

WHATSAPP

W: (21) 98976-8262

  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Faça parte de nossa lista VIP