Perfume o Seu Lar

May 22, 2018

 

       Quem busca sentimentos de bem estar, relaxamento ou concentração dentro de casa pode recorrer a uma estratégia simples, que é a utilização de aromas.

 

       É certo que o melhor aroma para a casa é aquele que agrada e traz boas sensações.

 

       Para aromatizar ambientes, é possível utilizar aromatizadores do tipo vareta, aromatizadores do tipo spray, assim como rechauds, plugs de tomada e objetos de cerâmica.

 

       Ambientes – Os cômodos de uma casal têm propósitos diferentes uns dos outros, cada ambiente tem a sua própria personalidade, portanto cada um precisa de um tipo de cheiro mais adequado.

 

       Mostramos aqui quais são os aromas mais indicados para cada ambiente da casa:

 

Sala de estar – “A sala é um local da casa bem dinâmico. É neste ambiente que as pessoas recebem amigos, estudam, sentam no final do dia para assistir um filme e relaxam”, lembra Tahiana.

 

Para auxiliar nos estudos, a profissional indica o alecrim. Se a intenção é favorecer a concentração e diminuir a tensão, deve-se usar o eucalipto. Já a laranja e a maçã verde traz bem estar e alegria, enquanto a canela aquece o ambiente e promove interação entre as pessoas.

 

A lavanda ajuda a purificar o ambiente e trazer boas energias e vibrações. A amêndoa, com um aroma mais amadeirado, traz concentração.

 

Cozinha – Como a cozinha é um ambiente onde há uma grande mistura de cheiros, a especialista recomenda um aroma cítrico, como laranja.

 

Aromas de canela também cai bem na cozinha, pois ela neutraliza cheiros fortes como os de frituras e ressaltam aromas de outras preparações.

 

 

Quarto – “Se a ocasião for descansar e dormir bem, os dormitórios pedem aromas mais suaves e que tranquilizem”, diz Tahiana. Portanto, a recomendação é o uso do aromatizador de lavanda, principalmente para quem tem dificuldade para dormir, e o de alecrim.

 

Se o propósito é seduzir e criar um clima mais romântico ou exótico, o indicado é de rosa, jasmim, uva, cereja, canela e amêndoas.

 

Quarto de Criança – Nos quartos de crianças, o aconselhável é usar fragrâncias de tutti frutti porque elas lembram chiclete e bala. O cheirinho de frutas como uva, pêssego, coco, cereja e maçã verde também são muito utilizados.

 

Área de serviço O mais indicado é o aromatizador de algas marinhas, que remete a aspectos marítimos oceânicos de leveza e liberdade.

 

Escritório – Em ambientes de trabalho os mais utilizados são os aromatizadores de pêssego, maçã verde, eucalipto, jasmim e alecrim. Eles trazem frescor, dando harmonia e tranquilidade ao local.

 

Academia Para quem tem uma academia em casa, use as fragrâncias de alecrim, laranja e eucalipto. É um lugar onde as pessoas estão exercitando, então, o cheiro permite uma sensação de relaxamento e energia.

 

Banheiro – Para a terapeuta holística, este ambiente pode ter cheiro de flores, como lavanda ou jasmim. Também combina muito com o fragrâncias de coco. Mas, acima de tudo, combina com um aroma característico de limpeza, como o eucalipto.

 

 

Fonte: Especialista em aromaterapia, Tahiana Ferraço