A Lei do Retorno

June 19, 2018

       Termos diferentes são dados ao conceito de retribuição. Entende-se como um sistema de recompensa e punição desenrolando-se através de todas as vidas, que faz parte do equilíbrio natural.

 

       A energia por nós enviada retorna a nós mesmos. Essa lei também indica que todas as vezes que estivermos sob as mesmas condições, realizando as mesmas ações, obteremos resultados similares.

 

 

Nada acontece por acaso, e tudo tem uma razão

 

       Karma, ou Carma, é um termo vindo da religião budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pelo espiritismo.

 

       Na física, essa palavra é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", ou seja, para cada ação que um indivíduo pratica vai haver uma reação, dependendo da religião o sentido da palavra pode ser diferente, mas usualmente é relacionada a ação e suas consequências.

 

       As Bruxas acreditam que você recebe suas punições e recompensas nesta vida, de acordo com a forma pela qual você vive, em vez de ser recompensando e punido após a morte (o ponto de vista Cristão). Faça o bem e você receberá o bem. Mas faça o mal e o mal vai retornar. Mais do que isso, no caso dos Wiccanianos, a retribuição é tripla. Esta não é tripla no literal. Se você der um soco no olho de alguém, isso não significa que você será esmurrado no olho três vezes. Não. Mas, em alguma época no futuro pode ser que você quebre a perna "de repente"... algo que pode ser considerado três vezes pior do que ser esmurrado no olho.

 

        Na crença da Bruxaria, então, as experiências de uma vida não dependem das da vida passada. Por exemplo, se sofrer de abuso sexual nesta vida, isso não significa, necessariamente, que você tenha sido um abusador na outra. É possível que você tenha sido, sim. Mas também é possível que você não tenha sido, tal como também é possível que você seja na sua próxima vida. Em outra palavras, é o caso de experimentar todas as coisas, mas um não necessariamente depende do outro. Muitas vidas podem se passar entre uma experiência e seu correlato aparente.

 

       Só porque você escolheu uma vida em particular e deve passar por certas experiências não significa que você possa apenas sentar-se e dizer: "tudo está preordenado; eu só estou de passagem". O Deus e a Deusa farão de tudo para que você tenha as experiências certas, mas seu trabalho é progredir; dar o melhor de si em busca da perfeição. VOCÊ CRIA A SUA PRÓPRIA REALIDADE. O que quer que queira, você pode conseguir.

 

 

       O Karma é uma lei natural de responsabilidade, segundo a qual todas as ações físicas, emocionais ou mentais funcionam como causa de um futuro efeito, que por sua vez se torna causa de um efeito e assim sucessivamente, criando uma cadeia de causalidades intimamente ligadas, sob responsabilidade direta ou indireta da pessoa.

 

       Como nós mesmos criamos nosso Karma (nessa vida ou em outras), nós podemos mudá-lo. Se algum acontecimento em sua vida lhe parecer injusto, tudo o que tem a fazer é olhar para dentro de si mesma, para descobrir o motivo. E há uma única saída, começar imediatamente a praticar boas ações, a você e ao seu próximo.

 

       O AUTORRESPEITO é fundamental para transformar os acontecimentos negativos em eventos positivos.

 

       Karma não é, portanto, uma expressão de castigo e sim uma manifestação, da justiça universal, que se realiza muitas vezes acima de nosso entendimento.

 

       Suas atitudes e ações anteriores criaram as circunstâncias de sua vida atual. Sempre criamos situações na nossa vida para aprender lições e equilibrar o Karma. Se a sua vida lhe parece injusta e sofrida, acredite que você pode mudar essa situação através de uma atitude firme e correta com pensamentos positivos e trabalhos voluntários. O que chamamos de queima de karma.

 

Karma, veio do sânscrito, "ação"

 

       Tudo o que fizemos no passado afeta nosso presente. E tudo que fazemos no nosso presente afetará igualmente o nosso futuro.

 

 

Caridade

 

       Certamente, a maior causa de sofrimentos no mundo é, sem dúvidas, a falta de caridade. Sem a caridade é impossível transformar situações negativas em eventos positivos. E somente a caridade pode nos livrar dos sofrimentos e nos trazer a verdadeira felicidade.

 

       "Não é possível livrar-se da reação só porque se deixa de agir, nem pode alguém atingir a perfeição só por que pratica a renúncia."


- Bhagavad Gítã, cap.3 verso 4.


       "Os atos de sacrifício, caridade e penitência não devem ser abandonados, mas sim executados. Na verdade, sacrifício, caridade e penitência purificam até as grandes almas."